• Obras básicas

     

    A obras básicas do espiritismo, também conhecidas como codificação espírita, são cinco livros publicados pelo pedagogo Hippolyte León Denizard Rivail, sob o pseudônimo de Allan Kardec, entre 1857 e 1868, na França. São elas, por ordem de publicação:

    O livros dos Espíritos
    O livro dos Médiuns
    O Evangelho Segundo o Espiritismo
    O Céu e o Inferno

    A Gênese

    Para ler os livros das Obras básicas de Allan Kardec basta possuir
    em seu micro o software aplicativo Adobe Acrobat Reader, se
    você  ainda não o possui, basta seguir os passos descritos abaixo
    e você estará apto a abrir os e-books(livros eletrônicos) da obras escritas  em
    PDF.
     

    O Livro dos Espíritos
    (publicado em 18 de abril de 1857)

    Lançado por Allan Kardec em 1857, é o principal livro da Doutrina Espírita. Podemos chamá-lo de espinha dorsal, pois sustenta todas as outras obras doutrinárias. Divide-se em quatro partes: "As causas primárias"; "Mundo espírita ou dos Espíritos"; "As leis morais"; e "Esperanças e consolações". É composto de 1018 perguntas feitas por Kardec aos Espíritos superiores responsáveis pela vinda do Espiritismo aos homens. O que é Deus? De onde viemos? Para aonde vamos? O que estamos fazendo na Terra? Estas são algumas das questões respondidas pela falange do Espírito de Verdade.

     

    O Livro dos Médiuns
    (publicado em janeiro de 1861)

    O Livro dos Médiuns teve seu lançamento em 1861. Nele, Allan Kardec mostra os benefícios e os perigos da mediunidade, ou seja, o canal que liga o homem encarnado ao mundo espiritual. Demonstra que embora todos os seres vivos possuam esta abertura de contato, há aqueles que a têm de uma forma mais abrangente. Kardec e os Espíritos superiores alertam sobre a sutileza desta faculdade, para que uma pessoa possa contatar os Espíritos sem ser prejudicada por entidades maléficas, descontrolando sua mediunidade.

    O Evangelho Segundo o Espiritismo
    (publicado em abril de 1864)

    Editado em 1864, esta obra pode ser entendida como a parte moral da Doutrina Espírita. Nela, Kardec e os Espíritos superiores comentam numa linguagem acessível as principais passagens da vida de Jesus. Explicam suas parábolas e demonstram a grandiosidade do Mestre nos seus ensinos, dando-nos, além disso, conselhos importantes sobre nossa conduta diária frente às dificuldades e dúvidas da vida.

    O Céu e o Inferno
    (publicado em agosto de 1865)

    Kardec lançou este livro em 1865. Através da evocação dos Espíritos de pessoas das mais diferentes classes sociais, crenças e condutas, demonstra-nos como foi a chegada e a vivência espiritual destes seres após o seu desencarne. Rainhas, camponeses, religiosos, assassinos, ignorantes e intelectuais são alguns dos que contam o que os aguardava depois de suas atitudes terrenas e como poderão ser suas vidas futuras.

    A Gênese
    (publicado em janeiro de 1868)

    Nesta obra, de 1868, Kardec explica a Gênesis Bíblica, a formação do Universo, demonstrando a coerência da mesma quando confrontada com os conhecimentos científicos, despida das alegorias próprias da época em que foi escrita. Expõe o que são os milagres, explicados pelas leis da natureza, produtos da modificação dos fluidos que nos cercam. Enfim, faz a religião e a ciência caminharem juntas, fortalecendo a fé dos que crêem em Deus.

     

      Outras importantes obras

    Obras Póstumas
    (publicado em janeiro de 1890)

    Este livro foi publicado somente 21 anos após a desencarnação de Allan Kardec.
    Obras Póstumas apresenta vários trabalhos do mestre que nunca haviam aparecido em livro. Na verdade, a maioria já havia sido publicada na Revista Espírita, logo após o seu desencarne, como pode ser verificado consultando o volume da coleção correspondente ao ano de 1869.

    O Que é o espiritismo
    (publicado em janeiro de 1859)

    "As pessoas que não têm do Espiritismo senão um conhecimento
    superficial, são naturalmente levadas a fazer certas indagações, às quais um estudo completo lhes daria, sem dúvida, a solução. Mas o tempo e, freqüentemente, a vontade, lhes faltam para se consagrarem às
    observações continuadas.
     Quereriam, antes de empreender essa tarefa,
    saber ao menos do que se trata e se vale a pena dela se ocuparem.
    Pareceu-nos útil, pois, apresentar, em um quadro restrito, a resposta a
    algumas das questões fundamentais que nos são diariamente dirigidas.
    Isso será, para o leitor, uma primeira iniciação e, para nós, tempo
    ganho pela dispensa de repetir constantemente a mesma coisa".

    Allan Kardec

    Revista espírita
    (publicado entre  1858 a 1869)

     A Revista Espírita editada por Allan Kardec, é composta de 12 volumes, referentes aos anos de 1858 a 1869. Nesta Revista, Kardec explicava os fatos que aconteciam na época à luz da Doutrina Espírita, escrevia artigos, refutava os detratores do Espiritismo, mensagens, enfim é um manancial de informações para o estudante do Espiritismo. É imprescindível a sua leitura.

    Vol. 1, 1858
    Vol. 2, 1859
    Vol. 3, 1860
    Vol. 4, 1861
    Vol. 5, 1862
    Vol. 6, 1863
    Vol. 7, 1864
    Vol. 8, 1865
    Vol. 9, 1866
    Vol.10, 1867
    Vol.11, 1868
    Vol.12, 1869

  •  

    Tutorial Adobe Acrobat Reader - Como baixar o arquivo executável e instalar o aplicativo em sua máquina.

    1) Para instalar o Adobe Acrobat Reader em sua máquina, é necessário baixar(fazer o download, copiar ) o arquivo  que está disponível no servidor da empresa Adobe,para isto, basta clicar aqui ou na figura acima, e o processo se iniciará lhe perguntando se deseja salvar o arquivo em disco ou abrir do seu local atual, então, basta marcar a opção salvar em disco, e escolher o local no disco do seu micro para guardar a cópia do arquivo.

    2) Após salvar o arquivo  em seu disco, encontre-o e execute-o efetuando um duplo clique no mesmo, daí
    em diante basta seguir os passos de instalação que
    o Windows lhe ajudará no restante.

    Copyright © 2011 Casa dos Humildes
    Direitos reservados

     

     

    contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site